Estúdio Roque Pense! | LabSônica

A Roque Pense é uma rede de mulheres da música e de diversas áreas da economia criativa que se reúne para criação e realização de projetos culturais comprometidos com o combate à discriminação por gênero. Através de diversas plataformas transmídias, a RP traz de forma contemporânea o debate sobre o feminismo que atravessa os setores da cultura e arte, passando por formatos, desde rádio-web, festival com shows, canal no Youtube e podcast.

 

Na 3ª temporada do Estúdio Roque Pense, a equipe foi composta completamente por mulheres, desmistificando a ideia de que não existem mulheres na produção técnica de música e do audiovisual. E foi além, também trouxe a discussão sobre um novo modo de fazer produção que, na busca pela pluralidade e empatia, acaba tornando esse espaço mais receptivo à diversidade de ideias e acolhedor às vulnerabilidades de cada uma, tanto para as integrantes da equipe quanto para as artistas.

 

A live session contou com artistas, bandas e coletivos compostos apenas por mulheres, do Ceará ao Paraná. Participaram dessa edição Dembaia, Mulamba, Navalha Carrera, Slam das Minas, Tambores de Safo,
Troá e Guitarrada das Manas.

 

A proposta era o projeto visual mostrar a diversidade musical das obras das artistas e levar a atmosfera intimista das gravações para o público. Além disso, como a RP tem projetos em diversas linguagens, era importante evidenciar que se tratava da 3ª temporada do Estúdio Roque Pense!, proposta audiovisual para o Youtube.

 

Assim, decidimos usar poucos elementos vetoriais e destacar as fotos e os frames dos vídeos como forma de aproximar o público ao clima dos bastidores das gravações. Optamos por fazer composições tipográficas com duas famílias de tipografias diferentes, para transmitir a ideia de diverso e único. E usamos elementos visuais que orbitam o universo dos vídeos para aprofundar a identidade visual.

 

Além da Identidade visual, nós coordenamos as mídias sociais desta edição. Junto com a social media Julianne Rodrigues, elaboramos um plano de comunicação para as redes sociais que contemplou desde as gravações dos programas até a divulgação de todos os episódios. Registramos e divulgamos os bastidores das gravações, entrevistamos as convidadas, criamos lives e conteúdos audiovisuais exclusivos para as redes sociais, como por exemplo, entrevistas para o IGTV e gerenciamos as publicações diárias nas redes sociais.

 

Parceria social media: Julianne Rodrigues | Fotografia: Maria Paula Freire | Equipe Audiovisual: Angela Donini,
Duca Caldeira, Flávia dos Santos Vianna, Juliana Cavalcanti, Marina Tiév, Tais Lobo | 
Equipe Audio: Daniela Pastore, Rebeca Nora, Thainá Dutra | Produção: Ana Karenina, Karla Suarez,
Nathalie Ribeiro e Giordana Moreira |  Idealização: Giordana Moreira

Fotos de Maria Paula Freire durante as gravações no Lab Sônica