NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS | SESC DUQUE DE CAXIAS

Em 2020 desenvolvemos a identidade visual e expografia para a exposição "Percursos Fotográficos", que foi uma produção do Sesc de Duque de Caxias, com curadoria de Anna Corina.

É uma exposição dxs fotógrafxs Camila Guimarães, Cristiano Ludgerio, Igor Freitas e Paula Eliane, onde a curadora e artista Anna Corina propôs saídas fotográficas para registrar os 
modos de ser, estar e habitar a Baixada Fluminense.

 Para a identidade também queríamos expressar a ideia de percurso e a presença desses personagens, território e fotografia, tão banalizados em nosso tempo, expostos como espelho "dentro de casa".
Sobre a expografia nós falamos um pouco do processo
na página "expo arte", navega por lá depois!

"A primeira exposição do ano de 2020 da galeria do Sesc Duque de Caxias fala sobre corpos, infâncias, cheiros, sons, cores, gostos, lugares que já percorremos, vivemos, amamos, odiamos e que nos tornaram o que somos hoje. Escolhemos falar sobre os modos de ser, estar e habitar a Baixada Fluminense através dos olhares e das vivências dxs artistas Camila Guimarães, Cristiano Ludgerio, Igor Freitas e Paula Eliane. Para isso, foram propostas saídas fotográficas em lugares escolhidos pelos artistas. Assim, as imagens dispostas nas paredes resultam de escolhas afetivas, frutos de nossas rotas e das trocas de experiências durante o processo. (...) As fotos, nesse sentido, provocam uma visibilidade das nossas existências e memórias de modo as nos possibilitar novos olhares sobre os espaços que nos rodeiam e, portanto, sobre nós mesmos. (...) Tentamos registrar pequenos eventos integrantes da poética do dia a dia e de como ela ressoa em nossas vidas e trabalhos artísticos. Nossa intenção é que esses lugares, vozes e ruídos se tornem estopim para pensarmos como vemos a nós e aos outros que compartilham conosco modos de ser, de estar e de habitar a Baixada Fluminense." (Texto da Curadora Anna Corina)

Fotografias de Hélio Melo durante a abertura da exposição, no Sesc de Duque de Caxias